quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Paul Percy Harris - Fundador do Rotary International



Nascido em Racine, Wisconsin (EUA), no dia 19 de abril de 1868, Paul Percy Harris foi o segundo dos seis filhos de George N Harris e Cornelia Bryan Harris. Aos três anos de idade, foi morar em Wallingford, Vermont (EUA), onde foi criado por seus avós paternos. Casou-se com Jean Thompson Harris (1881-1963), mas não tiveram filhos.

Formou-se em Direito na Universidade de Yova e obteve o título de Doutor Honorário da Universidade de Vermont. Paul Harris, trabalhou com repórter de jornal, foi professor de Economia, ator de teatro e cowboy. Fez inúmeras viagens pelos Estados Unidos e pela Europa como representante de uma companhia de mármore e granito. Em 1896, decidiu advogar em Chicago. Certa noite, após o jantar em casa de um colega da mesma profissão, ficou admirado em ser apresentado a alguns amigos de seu colega que eram proprietários de casas comerciais naquele bairro residencial de Chicago.

Este episódio inspirou Paul Harris a organizar um clube sem conotações políticas ou religiosas, para que executivos e profissionais tivessem a oportunidade de desfrutar de companheirismo e estabelecer novas amizades.

Em 23 de fevereiro de 1905, Paul Harris formou o primeiro clube com outros três sócios: Silvester Schiele comerciante de carvão; Gustavus Loehr engenheiro de minas e Hiram Shorey alfaiate. O Clube recebeu o nome de “Rotary” devido ao fato de seus sócios se reunirem em rodízio nos respectivos locais de trabalho. Seu quadro social cresceu rapidamente. Muitos sócios eram originários de cidades pequenas. No terceiro ano de existência do Clube, Paul Harris assumiu a Presidência e decidiu que a idéia do Rotary Club deveria ser expandida à outras cidades com o intuito de transformá-la em importante movimento de prestação de serviços.

O Segundo Rotary Club foi fundado em São Francisco em 1908. Em agosto de 1910, quando o número de clubes chegou a 16, foi organizada a Associação Nacional dos Rotary Clubes. Em 1912, o movimento tornou-se internacional, após a formação de Clubes no Canadá e na Inglaterra e o nome passou a ser Associação Internacional de Rotary Clubs. Em 1912, esse nome foi abreviado para Rotary International. Com o passar do tempo, abriram-se clubes na Europa e Ásia. Contudo, devido as duas Guerras Mundiais, por muito tempo a Europa Oriental manteve-se fechada as suas portas ao Rotary. Somente em 1989, Rotary Clubs foram estabelecidos na Polônia e na Hungria e em 1990, foi formado o primeiro Rotary Club na União Soviética.

Em janeiro de 1947, por ocasião do falecimento de Paul Harris, presidente emérito do Rotary International, havia cerca de 6.000 Rotary Clubs pelo mundo todo, unidos pelos ideais rotários de companheirismo e de prestação de serviços. Atualmente são mais de 32.000 Clubes em 166 países e o número de rotarianos ultrapassa 1.300.000.

Embora Paul Harris dedicasse muito do seu tempo ao Rotary, também destacou-se por seus trabalhos cívicos e profissionais. Foi o primeiro Diretor Presidente da Associação International das Crianças Deficientes.

Foi membro da Comissão da Ordem dos Advogados dos Estado Unidos, bem como membro do Conselho Diretor da Ordem dos Advogados de Chicago e seu representante no Congresso International de Direito em Hague.

Foi homenageado com o prêmio “Silver Buffalo” da organização dos Escoteiros dos Estados Unidos por distinguidos serviços pró juventude e condecorado pelos governos do Brasil, Chile, República Dominicana, Equador
, França e Peru.

Nenhum comentário: