Estudos recentes entre não-rotarianos indicam que muitas pessoas não conhecem o Rotary nem as atividades realizadas pelos clubes. A conscientização do público e a divulgação da imagem do Rotary Club afetam diretamente o quadro social, portanto, é essencial que as comissões das duas áreas trabalhem juntas no estabelecimento de metas e elaboração de atividades.
É muito mais fácil convidar indivíduos a tornar-se rotarianos quando o clube é conhecido na comunidade. Esta edição do Curtas do Quadro Social visa oferecer dicas e recursos úteis sobre como comunicar-se eficazmente com o público externo.
Recursos de relações públicas para os clubes O RI dispõe de diversos materiais para ajudá-lo a implementar uma estratégia de relações públicas: O Relações Públicas Eficazes - Guia para Rotary Clubs (257-PT) é leitura indispensável aos membros de comissão de desenvolvimento do quadro social, pois oferece dicas básicas sobre como promover as atividades do clube ao público. Materiais das campanhas Humanidade em Ação em DVD e CD-ROM são enviados todos os anos aos clubes. Eles podem ser usados em mídia e horários de custo mais acessível. Boletim gratuito PR Tips (em inglês).
Faça o download de modelos de comunicados, folhas de dados e dicas para trabalhar com a mídia. Para os que estiverem interessados em uma visão mais aprofundada, recomendam-se os seguintes recursos: O membro do Grupo de Apoio à Imagem Pública do Rotary em sua região O coordenador regional do quadro social do RI A comissão distrital de relações públicas Profissionais de relações públicas e da mídia em sua comunidade (convide-os para realizar palestras ou treinamentos)
Profissionais de relações públicas podem ajudar a negociar espaço gratuito ou a baixo custo na mídia. Contudo, se o clube tiver uma excelente idéia de campanha que necessite de fundos adicionais, contate o governador. Diversos subsídios de relações públicas são concedidos todos os anos aos distritos por meio de competição em nível mundial (ainda por ser aprovados pelo conselho diretor do RI para 2009-10). Comece desde já a se preparar para apresentar suas idéias antes do prazo do ano que vem.
Usando tecnologia para aprimorar a imagem pública do clube Os Rotary Clubs devem buscar ser inovadores no uso de comunicação eletrônica. Websites modernos, que disponham de recursos como vídeo, áudio digital, podcasts e blogs, por exemplo, são atraentes a sócios potenciais.
Não se esqueça de que o Rotary tem um canal no YouTube!
Se não houver um rotariano experiente em nova mídia no clube, localize um profissional em sua região e convide-o para dar palestra durante uma reunião ou para participar da próxima apresentação do seu clube a sócios potenciais. Para obter informações sobre como realizar tais apresentações.
Veja Orientação de Novos Sócios - Guia Prático para Clubes.
Muito embora os eventos e notícias locais devam ser o destaque dos websites de Rotary Clubs, é interessante acrescentar também um panorama mundial da organização. Isto pode ser feito através de RSS. Para saber mais a respeito e cadastrar-se, visite www.rotary.org. Outro recurso de grande valia é a biblioteca de imagens gratuitas do RI, onde poderá vasculhar milhares de fotos para aprimorar seu site.
Redatora: Jennifer Frisbie, Coordenadora Sênior
Divisão de Desenvolvimento do Quadro Social
Rotary International
Nenhum comentário:
Postar um comentário